Marcos da história das TIC
Evolução histórica
Desde sempre que há a necessidade de contar, calcular.
Com o evoluir da história, contar com os dedos tornou-se insuficiente. É então, a partir deste momento, que se verifica uma grande evolução e surgem assim os primeiros instrumentos que se destinam a esse fim, surgindo as gerações.
1ª Geração- tecnologia de válvulas
1943- MARK I
1945- ENIAC
1949-EDVAC
1951-UNIVAC-I
1954-IBM 650
Mark I
2ª Geração: utilizaçao do transístor (1955-1965)
A evolução dos computadores vai crescendo ano apos ano, sendo as evoluções, menor aquecimento, maior poder de cálculo e confiabilidade e menos consumo de energia.
Nesta geração surgiu vários modelos de computadores e novas linguagens.
Tradic
3º Geração: os circuitos integrados
A terceira geração iniciou-se com introdução de circuitos integrados aos computadores.
Novamente uma nova linguagem, a CPL.
Vários modelos de computadores foram lançados com a unidade de memória e de calculadora.
Burroughs B-2500
4ºGeração: circuitos de larga escala (1980-1990)
Esta geração é marcada pelos circuitos de larga escala, deste modo representou outro salto na história dos computadores.
5ªGeraçao: ultra Large Scale Integration (1990-hoje)
Esta geração corresponde aos actuais computadores.
A capacidade de memoria aumentou em grande media.
O tamanho dos computadores diminuiu e aumentou a velocidade e a capacidade para varias operaçoes em simultâneo.
Todos os computadores vão evoluir ao longo do tempo.
Papel das tecnologias na sociedade contemporânea e potencialidades da Web social
Tecnologia é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o desenvolvimento de diversos setores. Infelizmente, muitas vezes, é usada com o objetivo de obter lucros.
Esse conjunto de técnicas é fundamental para a segurança e para a saúde. A tecnologia nos hospitais faz com que a recuperação dos pacientes seja mais rápida e eficaz. Na segurança, as câmeras, sensores e coletes a prova de balas ajudam bastante. Atualmente, no Japão, há diversas mostras robóticas que ajudam tanto nas tarefas do quotidiano quanto nas descobertas científicas.
A tecnologia está presente em todas as áreas. Na alimentação, podem-se destacar os alimentos, os quais são geneticamente modificados, que têm sua produção aumentada e possui maior resistência e durabilidade, entretanto, com o constante acréscimo da utilização desse tipo de alimento houve um aumento nas reações alérgicas, além disso, o cultivo das plantas transgênicas pode matar populações benéficas como abelhas e minhocas.
Com todas as vantagens e desvantagens, cabe ao homem escolher o melhor para ele próprio, combinando lucro com qualidade, evitando os riscos de criar seres ou objetos que podem substituí-lo através da seleção natural.
Aplicações da tecnologia em contextos de cidadania digital
A cidadania digital pode ser definida como as normas do comportamento adequado e responsável em relação ao uso da tecnologia.
Comunicação Digital: a troca electrónica de informação.
Uma das mudanças significativas da revolução digital é a capacidade de uma pessoa comunicar com outras pessoas. O alargamento das opções de comunicação digital mudaram tudo porque as pessoas são capazes de se manter em comunicação constante com qualquer outra pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar. Infelizmente, muitos utilizadores não utilizaram a comunicação de uma maneira correta.
Acesso Digital: participação electrónica plena na sociedade.
Os utilizadores da tecnologia precisam estar conscientes e apoiar o acesso electrónico para todos criando os fundamentos para a Cidadania Digital. A exclusão digital de qualquer tipo não aumenta o crescimento dos utilizadores numa sociedade electrónica. Todas as pessoas devem ter um acesso equitativo à tecnologia. Para sermos cidadãos produtivos, precisamos estar com a igualdade de acesso digital.
Lei Digital: responsabilidade electrónica sobre obras e acções.
A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade. O uso não-ético manifesta-se sob a forma de roubo ou crime, no manisfestamento das leis da sociedade. Ao copiamos um documento da internet com direitos de autor temos a roubar, a cometer um crime.
Saúde e Bem-Estar Digital: bem-estar físico e psicológico num mundo de tecnologia digital.
A segurança da visão, lesões por esforço repetitivo e boas práticas ergonómicas são questões que precisam de ser abordadas num novo mundo tecnológico. Para além dos problemas físicos, estão aqueles problemas psicológicos que se estão a tornar mais prevalentes, tais como a dependência da Internet. Os utilizadores precisam ser ensinados que há perigos inerentes à tecnologia.
Segurança Digital: precauções electrónicas para garantir a segurança.
Em qualquer sociedade há indivíduos que roubam, desfiguram ou perturbam outras pessoas. Confiar nos outros membros da comunidade não é suficiente para a nossa própria segurança. Nas nossas casas colocamos fechaduras nas nossas portas e outras coisas, o mesmo deve acontecer com a nossa segurança digital, precisamos de ter protecçãonos nossos equipamentos, como por exemplo, contra vírus, cópias de segurança dos nossos dados e mecanismos de controlo de surtos. Como cidadãos responsáveis, devemos proteger a nossa informação.